quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A chegada do segundo filho - por Daniele Vaz

Tenho uma menina de 3 anos e um menino de 4 meses.

Primeira coisa que se tem que fazer ao saber da segunda gravidez e já contar pro primeiro.....eu falava:

_Fernanda, a mamãe tem um irmãozinho pra você dentro da barriga, entao, ela vai crescer, crescer, crescer e crescer e seu irmãozinho irá sair...ela curtiu comigo a gravidez inteira.....no dia que fui pro hospital não avisei a ela que ia ganhar para não gerar empolgação demais. Mas quando cheguei em casa com o irmão, nossa.... ela abriu o sorriso mais lindo do mundo.

Pois bem, a primeira coisa que ela pediu foi pra pegar o bebê. Coloquei ele no colo dela, ela sorrindo sozinha.....
No dia a dia ela me ajudava em tudo: joga a fralda no lixo pra mamãe, puxa o lenço umidecido...mas depois de uns 10 dias a empolgação foi embora e não ficava em cima mais.

Eu acho que é um pouco mais difícil a mãe que tem  primeiro menino e depois vem uma menina....porque o sonho da maioria das mulheres é ter uma menina para poder embonecar inteira e acaba deixando mesmo sem perceber o menino de lado, nisto o menino começa a judiar da irmã.

Quando a menina vem primeiro ela já tem o instinto de mãe...então cuida mais.

Mas a minha filha ficou com ciúmes, o que é normal também né?? Antes era só ela, atenção toda dela, hoje não, temos dois para cuidar, sendo que o pequeno exige mais de você....mas cuidado pra não achar que o primeiro já tem idade de se cuidar sozinho, não deixe isto acontecer, eu continuei fazendo as coisas com ela que fazia antes, dar banho, dar a comida, dar presente, brincar.....

Ela ficou bem rebelde depois da chegada do irmão, começou a gritar mais, a me chamar de chata, a jogar os brinquedos longe....aí comecei a gritar muito com ela... resultado: ela começou a gritar também...então agora mudei minha estratégia: 

-Jogou o brinquedo longe?? Ficou sem ele.

- Desobedeceu, vai pro castigo 3 minutos

- Gritou?? Não ganhou

E quando quero gritar, conto até 10, respiro fundo e desço à altura dos olhos dela, explico a situação e se fizer de novo vai pro castigo.

Não é que o resultado está sendo surpreendente????

Ela já melhorou muito.

Outra dica: se descobrir que está grávida do segundo filho, não coloque o primeiro na escola quando o irmão chegar, coloque antes. Também, nunca dizer que o irmão sempre é o pequenininho, diz que é um bebe e é mais frágil que ela.

E dê sempre de si para o maior, porque o pequeno não entende nada ainda.

Espero ajudar com minha experiência....bjim

Daniele Vaz - 30 anos, mãe de Fernanda 3 anos e Ricardo 4 meses.



3 comentários:

  1. Ai Dani adorei seu relato a respeito da chegado do 2° filho!!! Muito bom!!! Se o Lucas tiver uma irmãzinha espero que ele cuide bem dela. Estou pensando em ter outro daqui a 2 anos, quando termino o inglês e começo a pós graduação. Tomara!!!! Grande beijo...

    Adriana Cotic

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, Dani!!!! Adorei ler!!!! Acho que vc tem muita razão em tudo o que relatou!!! Parabéns pelas sabias palavras! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adriana Cotic, tenha sim dois filhos, um só é muito pouco. Bjim Dani

    ResponderExcluir